top of page

Caixa retorna ao NBB com patrocínio e naming rights

Atualizado: 27 de ago. de 2023

Após quatro temporadas, banco está de volta à elite do basquete brasileiro como patrocinadora e detentora dos naming rights do NBB

Uma história de sucesso acaba de ganhar um novo capítulo. A parceria entre a Caixa Econômica Federal e a Liga Nacional de Basquete, bem-sucedida ao longo de quatro temporadas, está de volta para tornar o NBB, a Copa Super 8 e o Jogo das Estrelas ainda mais fortes e atraentes ao fã do basquete brasileiro.


Nesta quinta-feira (24/08), em São Paulo, as duas entidades assinaram acordo comercial que prevê, dentre outras ações, que a principal competição de basquete profissional volte a se chamar NBB CAIXA. A Liga de Desenvolvimento será outra competição com apoio do banco, reforçando o propósito do desenvolvimento de jovens que buscam a inserção no NBB, principal mercado para atletas de basquete no Brasil. A marca Loterias CAIXA também será ativada durante o contrato e usará seus produtos em momentos específicos ao longo da temporada.


O anúncio do patrocínio e do naming rights do NBB aconteceu no Centro Cultural CAIXA e serviu também para o Banco oficializar a renovação de patrocínio com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).


Além do Naming Rights, a CAIXA terá uma série de ações digitais e conteúdos relacionados ao NBB, como os melhores momentos e jogadas. Produtos da Loterias CAIXA também serão ativados ao longo de todo o ano em eventos e jogos especiais.

Juntos em muitas conquistas

O primeiro volume da parceria que transformou o basquete brasileiro teve suas páginas iniciais escritas em março de 2016, com a assinatura do primeiro contrato entre a Liga e a CAIXA. Até o final do primeiro acordo, na temporada 2018/2019, muitas linhas e imagens registraram momentos especiais da modalidade.


A começar pelo Jogo das Estrelas. Com ajuda fundamental da CAIXA e outros parceiros, a Liga Nacional de Basquete consolidou o JDE como o maior evento de esporte e entretenimento no Brasil. Em 2016, foi estabelecido pela primeira vez o conceito de Fan Zone, área de entretenimento ao público, com diversas atividades e opções de diversão.


Nos anos de 2017 e 2018, a Liga realizou as maiores edições do Jogo das Estrelas da história, com a presença de mais de 10 mil pessoas em cada dos dois anos, no Ginásio do Ibirapuera. E a CAIXA estava lá. O impacto foi grande e teve o reconhecimento do mercado e da mídia. O site da Revista Exame, por exemplo, afirmou em 2017: “O esporte brasileiro é antes e depois do Jogo das Estrelas do NBB”.


A atuação na esfera social, tão importante para as duas instituições, foi muito reforçada entre 2016 e 2019 e volta novamente no acordo que começa em 2023. No contrato anterior, Liga e CAIXA implementaram o Prêmio “NBB CAIXA Social”, que tinha como objetivo promover ações sociais e ambientais realizadas pelas equipes que disputam o campeonato, buscando aumentar o engajamento social e ambiental utilizando o esporte como uma importante ferramenta de desenvolvimento humano e conscientização ambiental.


Sendo fiel ao seu DNA inovador, em 2018 a Liga implementou na temporada 2018/2019 o conceito multiplataforma nas transmissões de seus jogos. Em uma ação histórica, o campeonato foi transmitido por seis plataformas diferentes: na TV aberta com a Band; na TV fechada com a ESPN, Fox Sports e Bandsports; e no streaming com Facebook e Twitter.

Declarações

"Agora juntos novamente, tenho certeza que iremos criar ainda mais projetos e ações inovadores, capazes de tornar o nosso basquete cada vez mais forte, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, seja através do incentivo à prática de atividades físicas ou mesmo em intervenções sociais contundentes que a Liga e seus Clubes realizam. O NBB 16 será o maior de todos os tempo. A Caixa sempre esteve conosco, com a Liga Nacional de Basquete e no coração de todos os brasileiros que amam a modalidade. Hoje iniciamos mais um capítulo desta história, cada vez mais forte, cada vez melhor", disse Rodrigo Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete


"Hoje é um dia de celebração. Quero agradecer a todos os presidentes e dirigentes presentes aqui, pessoas que constroem o esporte brasileiro. Somos uma instituição centenária e lutamos para fazer o melhor para o brasileiro. Comemoramos hoje o retorno da CAIXA como patrocinadora e detentora dos Naming Rights da Liga Nacional de Basquete, pois sabemos que essa é um projeto reconhecidamente positivo para a sociedade brasileira e que ajuda no desenvolvimento de atletas, além de ajudar na inclusão social e no desenvolvimento da cidadania através do esporte. Hoje é um dia de celebrar", afirmou Maria Rita Serrano, presidenta da Caixa Econômica Federal.


"É sensacional a CAIXA estar de volta. Isso mostra o poder que o NBB tem, o tamanho do nome da Liga, mostra força e entrega segurança para todos os atletas e clubes. Quando eu lembro do Jogo das Estrelas com a Caixa, eu lembro do Ibirapuera lotado, do Pedrocão lotado, tem esse lado. Ter a CAIXA de volta é bom para nós, para o torneio, para o fã, para todos", afirmou Elinho Corazza, atleta do Corinthians no NBB.


NBB CAIXA será o maior de todos

O NBB Caixa 2023/2024 será a maior edição do Novo Basquete Brasil. Com início confirmado para 21 de outubro, a competição terá a participação de 19 equipes e será marcada pelo retorno de três clubes com muita tradição na modalidade: Botafogo, Mogi Basquete e R10 Score Vasco da Gama. A competição já tem cobertura confirmada da ESPN, SporTV e plataformas digitais da Liga. A tabela completa da competição e a grade de transmissão de jogos serão divulgadas em setembro.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page