top of page

Cidade de São Paulo sediará a Cúpula 2023 do World Cities Culture Forum

WCCF será o primeiro evento internacional de cultura para cidades promovido por São Paulo e o primeiro da América Latina.

A cidade de São Paulo foi escolhida para sediar a Cúpula 2023 do World Cities Culture Forum (WCCF). O anúncio da sede da próxima reunião da entidade foi feito na última sexta-feira (7), em Helsinque, durante evento que reuniu mais de 40 cidades de diversos países. Será o primeiro evento internacional de cultura para cidades promovido por São Paulo e o primeiro da WCCF na América Latina.


A Cúpula prevista para o último trimestre do próximo ano trará uma agenda focada em seis eixos de debates: Economia Criativa, Mecanismos de gestão pública, Acesso à Cultura, Tendências Setoriais e Debates Internacionais. As secretárias municipais de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e de Cultura, Aline Torres, celebraram mais essa conquista da cidade.


Para Marta Suplicy, trata-se de um evento que vem reforçar o protagonismo de São Paulo, maior cidade do Brasil e da América Latina, na agenda de grandes encontros mundiais. “Tudo o que começa na capital pode ser reaplicado aqui, no país, e em cidades de todo o mundo. São Paulo é vanguarda na Cultura, e receber este encontro de tomadores de decisões e agentes de políticas públicas em cultura das cidades em 2023, vai proporcionar às representações internacionais a experiência do contato in loco com a cultura paulistana”, explica.


"É necessário pensarmos em conjunto globalmente para agirmos localmente, em direção à uma cultura mais inclusiva. Para nós, será uma satisfação mostrar ao mundo o quanto São Paulo é multicultural, diversa e acolhedora", afirma Aline Torres.


Segundo Justine Simons, secretária municipal de Cultura e Indústrias Criativas da Prefeitura de Londres, que presidiu o evento em Helsinque, “a Cultura tem o poder de transformar vidas e sustentar economias, e com a união de outras cidades de todo mundo, estamos aprendendo uns com os outros como lidar com os desafios em comum. De Nova York a Tóquio, Buenos Aires a Paris, o World Cities Culture Forum 2022 auxiliará na recuperação do impacto pós-pandemia e apoiará o futuro da cultura e do setor criativo.”


WCCF


A Cúpula da World Cities Culture Forum é uma das plataformas internacionais mais importantes para a troca de experiências entre os líderes das cidades e especialistas culturais sobre o papel da cultura como um princípio organizador da sustentabilidade no futuro. São Paulo se candidatou e foi contemplada com a oportunidade de sediar a Cúpula 2023.


Além de ser o único encontro anual presencial das cidades-membro, a proposta da Cúpula é proporcionar aos tomadores de decisões e responsáveis por políticas públicas um espaço para intercâmbio, geração de novas ideias e fortalecimento de respostas políticas diante dos desafios contemporâneos de acesso à cultura em suas localidades. Com o evento internacional em São Paulo no próximo ano, a cidade se somará às sedes passadas como Xangai, Londres, Istambul, Amsterdam, Moscou, Seul, São Francisco e Lisboa, que sediou em 2019 o último encontro presencial antes da pandemia da Covid-19. Em Helsinque, o encontro teve o tema “Cidades visionárias: Cultura + Pessoas, Lugar + Planeta”.


Representação


São Paulo contou, em Helsinque, com representantes do prefeito Ricardo Nunes e das secretarias municipais de Cultura e de Relações Internacionais, Aline Torres e Marta Suplicy. Eles debateram com Londres, Sydney e Milão o tema “Repensando a esfera pública”. Experiências locais foram compartilhadas sobre como as cidades devem repensar cultura em seus aspectos materiais e imateriais, em favor de uma abordagem mais centrada nas pessoas, especialmente diante dos desafios pós-pandemia. Foi apresentado também o Museu de Arte de Rua de São Paulo (MAR), uma iniciativa da Prefeitura, numa parceria entre as secretarias municipais da Cultura e de Subprefeituras com o foco no incentivo ao desenvolvimento da arte urbana pelas ruas e avenidas da capital.



11 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page