top of page

Por dentro do Patrocínio: ArcelorMittal e Stock Car, uma parceria de Aço.

Atualizado: 4 de jan.

Entrevistamos com exclusividade, João Bosco Reis da Silva, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal. Nesta conversa, realizada após a Super Final de Interlagos da Stock Car, exploramos os detalhes da recente renovação do patrocínio em 2024. A parceria, já consolidada ao longo de dois anos, promete não apenas apoio financeiro, mas uma contínua inovação e compromisso com o cenário automobilístico brasileiro. Na entrevista , João apresenta muitos insights sobre os objetivos, as inovações tecnológicas em curso e a interseção dos valores compartilhados de sustentabilidade, segurança e tecnologia, oferecendo uma visão aprofundada sobre o papel estratégico dessa colaboração única com a Stock Car Pro Series.

João Bosco Reis da Silva, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal.


1.Considerando a renovação do patrocínio da ArcelorMittal para a Stock Car Pro Series em 2024, quais são os principais objetivos e metas que a empresa estabeleceu para a próxima temporada? Como a ArcelorMittal planeja continuar destacando a importância do aço no cenário esportivo?

Na ArcelorMittal nós priorizamos o engajamento em todos os projetos que participamos. Não patrocinamos apenas para aplicar nossa marca. Gostamos de conhecer as pessoas que fazem parte de todos os projetos que apoiamos, conhecer a fundo cada detalhe e ser um grande parceiro. Junto com a Vicar, conseguimos colocar essa lógica em prática nos últimos dois anos e estamos entusiasmados para continuar nesse caminho em 2024. Para a próxima temporada, vamos seguir com muitas ativações e acompanhar o andamento dos testes dos carros da nova geração, que vão utilizar nosso aço na safety cage, a gaiola de segurança dos pilotos.

João Bosco dos Reis e Silva durante sua palestra no evento da APBR - Associação Parocínio Brasil


2. O patrocínio destaca a influência direta da ArcelorMittal no troféu da competição, totalmente produzido em aço. Pode nos fornecer mais detalhes sobre como a empresa aborda a criação do troféu e de que maneira essa iniciativa se alinha aos valores de sustentabilidade e inovação da ArcelorMittal?

Em 2022 a gente já ofereceu o troféu do campeão da Pro Series. Em 2023, também fomos responsáveis pelo troféu da Series, valorizando a categoria de acesso. Os dois projetos são assinados pela designer capixaba Ana Paula Castro, uma grande parceira nossa. Além dos troféus, a gente trouxe um projeto totalmente inovador, que é o Anel do Campeão, também desenhado pela Ana Paula e produzido junto com a Grifith Joalheiros. O anel é único e representa a dedicação, perseverança e pioneirismo por todos aqueles que ao longo de 44 anos ajudaram essa categoria a se tornar a maior do automobilismo brasileiro e uma das maiores do mundo. Nele estão inseridos os valores da ética, da integridade, do “fair play” no esporte e na vida, bem como o DNA de quem produz aços inteligentes.

Anel do Campeão, desenhado pela designer Ana Paula Castro e produzido em parceria com a Grifith Joalheiros


3. Além do suporte ao atual campeão, Gabriel Casagrande, como a parceria com a Stock Car Pro Series impacta diretamente o desenvolvimento e a segurança dos carros de competição? Há alguma inovação específica que a ArcelorMittal está introduzindo para promover avanços nesses aspectos?

 Nós fomos chamados pela AudaceTech para participar do projeto de desenvolvimento dos carros da nova geração da Stock Car. Por sermos líderes globais no mercado de aço e sermos referência em uma produção segura, sustentável e tecnológica, fomos agregados a este projeto. A grande inovação para a gente foi o desenvolvimento de uma solução em aço voltada para carros de corrida. Nossa expertise era pautada no setor automotivo, para os carros de rua. Invertemos essa lógica e fomos das ruas para as pistas, trazendo uma safety cage feita com um aço de alta resistência e fruto de estudos do nosso Centro de Pesquisas e Desenvolvimento.

Atual bicampeão da Stock Car Pro Series, Gabriel Casagrande, posa ao lado do troféu e anel do campeão 2023


4. A expansão da colaboração com a Stock Car destaca a presença crescente do aço da ArcelorMittal nos carros da competição. Poderia compartilhar detalhes sobre como essa integração do aço está contribuindo para inovações tecnológicas nos veículos, especialmente em termos de segurança e sustentabilidade?

Ao longo do desenvolvimento da nossa safety cage, testes de segurança foram realizados de forma independente pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que atestou a segurança do nosso aço utilizado. As simulações comprovam a resistência desse material, o que leva mais segurança aos pilotos. Com relação à sustentabilidade, os novos carros serão mais leves, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, de emissões. O aço presente na safety cage tem certificado XCarb, o programa da ArcelorMittal de produção com redução de emissão de carbono. Também somos a primeira produtora de aço das Américas com a certificação internacional ResponsibleSteel, que atesta a sustentabilidade das nossas operações.

Safety Cage que será utilizada a partir de 2025 na Stock Car Pro Series


5. Explorando a interseção dos valores compartilhados de Sustentabilidade, Segurança e Tecnologia, como a ArcelorMittal enxerga o papel estratégico dessa parceria única com a Vicar? Quais são os planos para o futuro e como a empresa pretende continuar moldando a indústria automobilística, destacando o aço como um componente essencial?

A parceria com a Vicar é de extrema importância para nós porque conecta a ArcelorMittal a um exemplo de uso prático do aço, que é o automobilismo. Então, para o mercado, nos ver ligados à principal categoria do automobilismo brasileiro reforça nossa marca como produtora de aços de automóveis das ruas e, agora, também de corrida. Isso ressalta ainda mais nossa liderança global no mercado do aço. Vamos seguir com essa parceria cada vez mais forte, mostrando na prática que produzimos aços inteligentes para as pessoas e o planeta.

Fernando Julianelli, CEO da Vicar S.A (promotora da Stock Car) e João Bosco dos Reis e Silva durante a palestra no evento da APBR - Associação Patrocínio Brasil

 

92 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page