Hyundai apresenta o novo HB20 e confirma modelo para a temporada 2023 da Copa HB20

Exemplo de sucesso entre as categorias monomarca, atraindo mais de 40 pilotos por etapa e promovendo o melhor custo-benefício do automobilismo brasileiro entre campeonatos nacionais, a Copa HB20 anunciou a renovação do apoio da Hyundai para a próxima temporada.

Desde sua criação, em 2019, a categoria foi a que cresceu mais rápido na história do automobilismo nacional e tem se mostrado uma excelente plataforma de exposição das qualidades do modelo usado nas pistas do país. “É muito importante para a categoria ter uma montadora apoiando, estando junto da gente, desenvolvendo os produtos e usando a plataforma da Copa HB20 da melhor forma possível. A contínua colaboração com a montadora é fundamental para continuarmos sendo a maior categoria monomarca do Brasil”, destaca Daniel Kelemen, fundador da Copa HB20.


“Teremos uma frota totalmente nova de HB20 nas pistas do Brasil para reforçar ainda mais o compromisso da Hyundai com o esporte a motor”, concluiu Kelemen.


“A Copa HB20 se consolidou como uma categoria de grande sucesso no automobilismo nacional, com o maior grid entre os campeonatos disputados no país. Nossa expectativa é aumentar ainda mais a competitividade entre os pilotos e a conexão com o público com a chegada do Novo Hyundai HB20 às pistas nas duas próximas temporadas”. Jan Telecki, diretor de Marketing e Comunicação da Hyundai Américas Central e do Sul.


Quem acompanha automobilismo deve ter notado que a Copa HB20 contava com o HB20 da primeira geração, porém agora o carro usado nas pistas será o modelo mais atualizado lançado recentemente. Assim como o modelo usado atualmente, o novo HB20 da Copa HB20 é baseado no carro de rua e assim mantém praticamente o mesmo visual.


Vale lembrar que não foram revelados muitos detalhes oficialmente, mas é possível apontar algumas características. Logicamente o carro voltado para as pistas traz a pintura de cada equipe e destaque para patrocinadores, além de suspensão mais baixa e rodas de liga-leve – que ao menos no modelo apresentado à imprensa ainda são do antigo jogo de 15 polegadas do HB20 R Spec.


Por fora o novo HB20 de corrida conta ainda com janelas laterais e traseira em policarbonato, material que acaba auxiliando na redução de peso do modelo. O aerofólio traseiro também é novidade e, quem sabe, pode adiantar o estilo do futuro HB20 N Line que será lançado ainda este ano. Seguindo a linha da redução de peso, o hatch tem cabine aliviada que traz apenas o banco de competição tipo concha com cinto de segurança de seis pontos, além de reforço estrutural tubular (o famoso santo-antônio). Nas fotos dá para ver ainda a tela do sistema de injeção da ProTune e extintor de incêndio.

O volante esportivo com paddle-shifts e conta com apenas dois pedais na parte de baixo, pois o novo carro da Copa HB20 terá câmbio automático, como confirmado pelo Instagram oficial da categoria. As trocas manuais serão feitas por enormes aletas atrás do volante (mãos robustas e feitas de metal), substituindo a antiga transmissão manual de 6 velocidades em “H” do modelo anterior. Isso significa também que o motor 1.6 aspirado de 160 cv poderá dar lugar ao atual motor 1.0 turbo - ou mesmo ser mantido.


O próximo encontro da categoria acontece nos dias 24 e 25 de setembro em Santa Cruz do Sul (RS).

4 visualizações0 comentário