top of page

Gestão coletiva da música e ECAD lança selo destinado a festivais que respeitam o direito autoral

Campanha deve ser ampliada este ano para estabelecimentos comerciais, rádios e outros usuários de música

A gestão coletiva da música, formada por sete associações (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC) e o Ecad, lançam um selo em reconhecimento aos festivais e eventos que respeitam os criadores de música e pagam os direitos autorais de execução pública. O primeiro festival contemplado é a Virada Cultural de São Paulo, que acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, com diversos shows e uma estimativa de público de 3,5 milhões de pessoas. Na manhã desta terça-feira (16/05), a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, fez o anúncio durante o lançamento oficial do evento no Centro Cultural São Paulo (CCSP), ao lado do Prefeito Ricardo Nunes, da Secretária Municipal de Cultura Aline Torres e de outras autoridades.


“É bacana ter a Prefeitura de São Paulo e Secretaria de Cultura como parceiras nessa campanha nacional que iniciamos com o lançamento do nosso selo em prol dos direitos dos criadores de música. É fundamental que responsáveis por festivais e eventos no país, inclusive os que contam com patrocínio, paguem pela música que utilizam publicamente. Também queremos convidar as empresas patrocinadoras para esse movimento. A adimplência e as obrigações legais fazem parte das boas práticas a serem seguidas por todas as empresas e tenho certeza de que vamos contemplar em breve outros festivais em todo o Brasil”, disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.


Esse é o primeiro selo em que a gestão coletiva fará uma campanha nacional para conscientizar produtores e patrocinadores sobre a importância do licenciamento musical, reconhecendo a adimplência de empresas ou iniciativas públicas e privadas, o que é importante para o trabalho realizado pela entidade em todo o Brasil. A expectativa é ampliar a campanha este ano para estabelecimentos comerciais, rádios e outros usuários de música, que mantêm o pagamento em dia. A edição do selo será anual.


A Virada Cultural de São Paulo é o primeiro festival a receber o selo por estar em dia com o pagamento dos direitos autorais. Na última semana, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, firmou o compromisso de realizar o licenciamento das músicas tocadas nos dois dias do evento, garantindo a remuneração a quem vive da música.


Fonte: ECAD

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page