top of page

Artigo - Marketing de Patrocínio: Um Guia para Marcas e Patrocinadores

Atualizado: 19 de abr. de 2023

Com a abordagem certa, o marketing de patrocínio pode fornecer às marcas uma maneira eficaz de atingir seu público-alvo e objetivos . Se você é uma marca que procura aumentar a conscientização ou uma organização que procura por patrocinadores, o m ais é importante ter uma estratégia clara para garantir o melhor resultado possível.

A Pepsi deixou sua marca no coração dos fãs de futebol americano ao patrocinar o halftime show do Super Bowl por uma década.


O conceito “marketing de patrocínio” ainda é pouco difundido por aqui, mas pode ser descrito como "Uma forma estratégica de relacionamento, comunicação e negócios, onde a marca ou empresa paga ou contribui com recursos para ser associar a uma oportunidade de patrocínio, como um evento, entidade, local, projeto social ou personalidade, recebendo em troca, benefícios tangíveis e intangíveis, compatíveis e associados aos valores da oportunidade e propriedade de patrocínio adquirida."


Os benefícios deste tipo de associação são muitos, desde os ganhos em visibilidade, reputação e fidelidade da marca, nos aumentos das taxas de engajamentos e conexões, e principalmente, a capacidade de gerar valor e e oportunidades de negócios para os seus patrocinadores.


Somento o marketing de patrocínio é capaz de oferecer oportunidades exclusivas para as marcas, como também, atingir um grande público-alvo rapidamente, ambos de maneira emocional e significativa. Ao se alinhar com esportes, cultura, responsabilidade social ou eventos corporativos, os valores tangíveis e intagíveis do marketing de patrocínio, constroem e mantêm uma imagem forte e positiva da marca.


Um outro diferencial, é que o marketing de patrocínio proporciona momentos reais de conexão com fãs e consumidores, através das suas ativações de marca. As ativações são grandes oportunidades para as marcas mostrarem seus produtos e serviços em momentos únicos e oportunos. Por não ser interruptivo, o marketing de patrocínio é capaz de proporcionar experiências memoráveis com fãs e consumidores, gerando mais afinidade e receptividade com a marca .

A ativação da Fly Emirates para o Sport Lisboa e Benfica é até hoje lembrada como umas das mais célebres de toda história


Como escolher a oportunidade certa de patrocínio


Ao considerar uma oportunidade de patrocínio, é importante garantir que o evento, atleta ou organização esteja alinhado com os valores da marca, público-alvo e objetivos gerais de marketing. Também é importante considerar o seguinte:


Alcance: o número de pessoas que a oportunidade de patrocínio provavelmente alcançará e os dados demográficos desse público.


Engajamento: o nível de engajamento que a oportunidade de patrocínio provavelmente gerará, como oportunidades de ativação no local, engajamento digital e promoção de mídia social.


Custo: O custo da oportunidade de patrocínio e o potencial retorno do investimento(ROI) ou de seus objetivos (ROO). Em breve vamos trata deste assunto em um artigo específico.


Alinhamento: O nível de alinhamento entre o evento, atleta ou organização e os valores da marca, público-alvo e metas gerais de marketing.

Patrocínios, campanhas de conscientização e e experiências exclusivas são as marcas da cervejaria Heineken junto ao público da F1


Medindo o sucesso do marketing de patrocínio


Para medir o sucesso do marketing de patrocínio, é importante definir metas claras e mensuráveis no início da oportunidade de patrocínio. Isso pode incluir metas relacionadas ao reconhecimento da marca, vendas, engajamento ou tráfego do site.


Durante a execução da oportunidade de patrocínio, é importante coletar dados, para depois comparar e analisar os resultados e performance dos indicadores de desempenho antes e depois do projeto patrocinado. Isto é necessário para poder determinar a eficácia do patrocínio e tomar decisões corretas sobre a gestão e aquisição de futuras oportunidades de patrocínios.


Em conclusão, o marketing de patrocínio é uma forma valiosa e eficaz de relacionamento, comunicação e negócios para marcas e empresas criarem reconhecimento, fidelidade e vendas. Para garantir o sucesso do marketing de patrocínio, é importante escolher a oportunidade e propriedade de patrocínio certa, definir metas claras e medir os resultados.


Adauto Gudin é publicitário, empresário e palestrante. Trabalha com Patrocínios e Parcerias desde 1996, sendo fundador e Diretor da Patrocínio Brasil desde 2011.


318 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page